Com tecnologia Intel e Diagnext, ONG Américas Amigas cria unidade móvel conectada para auxiliar no combate ao câncer de mama

Share This Post

https://newsroom.intel.com.br/news/com-tecnologia-intel-e-diagnext-ong-americas-amigas-cria-unidade-movel-conectada-para-auxiliar-no-combate-ao-cancer-de-mama/#gs.ldt2ep

Com apoio da Intel e Diagnext, ONG Américas Amigas adapta unidade móvel tecnológica para auxiliar na detecção e diagnóstico do câncer de mama para mulheres acima de 40 anos em situação de vulnerabilidade social, de forma gratuita. Ação também inclui doação de exames em clínicas, laboratórios e hospitais parceiros.

Segundo do Instituto Nacional do Câncer – INCA, o câncer de mama é o mais incidente entre as mulheres e a principal causa de mortalidade feminina por câncer no Brasil. De acordo com estimativas do INCA, ocorreram aproximadamente 66.280 novos casos da doença em 2020 no país.

Apesar da alta incidência da doença, dados do estudo “Panorama da Atenção do Câncer de Mama”, baseado em registros do SUS, indicam que a cobertura mamográfica no Brasil entre 2015 e 2019 foi de apenas 23%, o que sugere que 47% dos diagnósticos de câncer de mama são feitos no estágio avançado. A ação da Américas Amigas visa justamente conscientizar e ajudar a combater a doença ainda no estágio inicial, conforme explica a Mirna Hallay de Andrade, Gerente Geral da ONG:

“O nosso objetivo principal com essa ação é informar sobre o câncer de mama e a importância do exame de mamografia para a detecção e diagnóstico precoce da doença, quando as chances de cura chegam a 95%.” afirma Mirna Hallay de Andrade, que ressalta que as mulheres que apresentarem suspeita de câncer de mama e a confirmação da doença, serão acompanhadas por 5 anos ou até o final do tratamento.

Para a ação, a Intel auxiliou com dois mini-PCs incluindo o Intel® NUC projetado para operar em um espaço incrivelmente pequeno, comprimindo a potência de um PC de tamanho padrão na palma da sua mão, enquanto a Diagnext ajudou na implementação dessas e outras soluções para transformar a carreta em uma unidade móvel conectada.

Entre as soluções, estão: monitoramento remoto do ambiente de TI, segurança dos dados das pacientes, integração a redes externas por VPN, telerradiologia, entre outras melhorias que possibilitam que a transmissão de grandes volumes de dados seja feita inclusive enquanto o veículo está em movimento nas estradas, transmitindo mais de 170 exames por dia, e permitindo que o exame esteja disponível para análise em menos de 5 minutos.

A importância da tecnologia em diferentes setores da sociedade, incluindo a área da saúde, não é de hoje. Segundo a Tractica, empresa global de inteligência de mercado, o uso de Inteligência Artificial no setor da saúde, por exemplo, movimentará mais de 34 bilhões de dólares até 2025. Outra pesquisa, essa realizada pelo IDC, aponta que até 2021 cerca de 20% das organizações de saúde terão alcançado de 15 a 20% de ganhos de produtividade por meio da adoção da tecnologia artificial.

“A tecnologia tem mostrado cada vez mais a sua força com o passar dos anos e como ela pode ser uma parceira imprescindível para a área da saúde. Soluções com IA, IoT, Edge Computing e cloud por exemplo, são primordiais para que a telemedicina funcione, auxiliando na geração de resultados mais rápidos, otimização nos diagnósticos, facilidade nos processos de rotina dos médicos e redução de custos, possibilitando que ações tão importantes como essa da Américas Amigas continuem acontecendo” conta o Especialista em IoT da Intel Brasil, Fabiano Sabatini.

Para o CEO da Diagnext.com, Leonardo Melo, a inclusão da tecnologia no setor da saúde resulta em processos completamente inovadores e fora do comum: “A pandemia da Covid-19 evidenciou a importância da tecnologia como uma ferramenta auxiliadora para qualquer setor, inclusive o da saúde, e para qualquer um. Ver a ação das Américas Amigas em levar a saúde para a mulher em qualquer lugar e poder ampliar sua capacidade produtiva, a fim de atender mais mulheres, nos motiva a continuar lutando em prol de soluções tecnológicas completas e capazes de atender aos anseios da população mais necessitada de todo o mundo.”

Toda a conectividade à internet de banda larga que garante o desempenho de todas as soluções da unidade móvel está sendo oferecida pela Arqia, do grupo Datora. “A conectividade viabiliza o uso de todas as tecnologias e se torna estratégica para que os dados gerados possam ser acessados e analisados, resultando em benefícios para as pessoas que são atendidas pelo programa”, analisa Eduardo Resende, diretor executivo da Arqia.

O atendimento na unidade móvel ocorrerá das 7 às 18 horas, seguindo o protocolo e orientações do MS para COVID 19, e funcionará com agendamento prévio e eventuais encaixes de demanda espontânea. No atendimento, as pacientes poderão passar por mamografia, complementos de mamografia, ultrassom de mamas e encaminhamento para consulta com mastologista e biópsia, caso necessário.

Esse ano, a ação ainda acontecerá nos seguintes locais:

  • De 2 a 7 de novembro no Shopping Plaza Mauá (SP);
  • E de 29 de novembro a 3 de dezembro o atendimento será em São Sebastião, no Litoral Norte (SP).

Para saber mais, acesse: https://www.americasamigas.org.br/

Sobre Américas Amigas
Fundada em 2009, a Américas Amigas é uma Organização Não Governamental (ONG) e Entidade Promotora dos Direitos Humanos, que tem como missão a redução da taxa de mortalidade por câncer de mama entre brasileiras em situação de vulnerabilidade social. A atuação da Américas Amigas se dá por meio de doação de mamógrafos e equipamentos correlatos, treinamento e capacitação de profissionais da área do câncer de mama, doação de exames de detecção e diagnóstico, além da promoção de iniciativas de conscientização e informação sobre a doença.
Sobre Diagnext
A Diagnext.com nasceu em 2009 da curiosidade de seus sócios em estudar uma modelagem de tecnologia em saúde viável, inclusiva e real em qualquer parte. Trata-se da integração entre a experiência médica e à larga capacidade tecnológica. Além disso, é o 1º provedor de Telemedicina, reconhecido no Brasil pela ANATEL, MCTI, FAPERJ, ABIMO, ABIMED, HIMSS Latin America, NEMA DICOM Group e a OMS. Com projetos em saúde em todo Brasil e exterior, viabiliza que qualquer tecnologia em saúde atual seja viável efetivamente em qualquer lugar do mundo.
Sobre o Grupo Datora e Arqia:
O Grupo Datora é formado pela Datora e Arqia, empresas que oferecem plataforma e soluções inteligentes de conectividade nos mais diversos segmentos. A Datora iniciou as operações no Brasil em 1993 e 3 anos depois foi a primeira a fornecer VoIP na América Latina.

Tags: Americas Amigas, Intel NUC, Outubro Rosa

Outras notícias

Notícias

Telemedicine Solutions: Closing Healthcare’s Digital Divide

Para matéria completa: https://www.insight.tech/health/telemedicine-solutions-closing-healthcare-s-digital-divide#main-content In many parts of the world, addressing the digital divide isn’t just about advancing timely access to information—it’s truly a matter